Translate this Page
Enquete
O PCHA ajudou a gostar mais ou menos de História?
Mais
Menos
Indiferente
Ver Resultados

Rating: 3.6/5 (1194 votos)




ONLINE
1





Partilhe esta Página




Aprovação Do Projeto-2009 até 2013
Aprovação Do Projeto-2009 até 2013

PROJETO APROVADO PELA UFPE- EDITAL 2009-2010

 


1 – TÍTULO DO PROJETO

Organização do Projeto Construindo a História da Atualidade.

PARA MAIORES INFORMAÇÕES CLIQUE AQUI

 

 

2 – COORDENADOR (A)

Profa. Dra. Maria Idalina da Cruz Pires ao centro

 

3 – JUSTIFICATIVA
Elaborado como um dos projetos pedagógicos do Colégio de Aplicação da UFPE é vivenciado desde 1993 até os dias atuais Trata-se de uma experiência de prática pedagógica, pois se vincula às novas concepções na área de Ensino de História sendo uma atividade inovadora, dinâmica e desafiadora. Faz parte do planejamento dos 8os anos do Ensino Fundamental do Colégio que tem como um dos objetivos que os alunos organizem em uma pasta, notícias (coletadas ao longo de todo ano letivo) retiradas de vários meios de comunicação (TV, rádio, internet, jornais, revistas, periódicos) acompanhando um fato de relevância contemporânea.

No sentido de preservar esse acervo (memória histórica e institucional) a Direção do Colégio de Aplicação,desde meados de 2008, destinou uma sala com ar condicionado, armários, mesas e cadeiras para o trabalho de armazenamento do material. Coube a professora de História e  Coordenadora do projeto, a guarda desse material. A formação desse acervo tem apontado possibilidades de pesquisa a partirdos diversos meios de comunicação da atualidade organizados pelos alunos. Mais do que isso têm se evidenciado cada vez mais a importância dessas mídias como fonte de pesquisa histórica.

No intuito de preservar esse acervo necessita-se de um trabalho de higienização da documentação e organização do material depositado na referida sala intitulada “Construindo a história da atualidade”.O acervo precisa ser organizado e catalogado, para que facilite o acesso pela comunidade acadêmica na medida em que se propõe a sua indexação e digitalização.Por fim permitir ao bolsista adquirir experiência no ambiente da pesquisa acadêmica e o trabalho com professores da área.

 


4 – OBJETIVOS

Gerais:

A organização do acervo e a produção de instrumentos de busca e pesquisa possibilitaria a comunidade acadêmica o acesso às pastas produzidas pelos alunos no passado e no presente contribuindo, dessa maneira, para conscientizar os alunos que o conhecimento histórico é parte do seu cotidiano. Deste modo o presente projeto de extensão e pesquisa pretende colaborar para a concretização de um ensino de história que faz com que os alunos se percebam como sujeitos ativos do processo da construção do conhecimento histórico e não apenas como meros receptores do conhecimento produzido em outras épocas. De uma maneira mais ampla,este projeto poderá ainda ser útil aos professores das redes pública e privada do ensino fundamental de Pernambuco que poderão contar com mais um instrumento pedagógico que enriqueceria as aulas de História.


Específicos:

Identificar, balizar, ordenar, descrever e analisar as pastas de forma a preservar a organicidade e integridade física do acervo. Para tanto será necessário o trabalho de higienização, identificação,descrição e organização do mesmo. Propõe-se uma indexação e digitalização das pastas.

5- METODOLOGIA ( procedimentos e etapas de trabalho)

A metodologia de ação para a preservação da memória histórica e construção de instrumentos de busca e pesquisa no arquivo do acervo procurará seguir as seguintes etapas:
1. Levantamento sumário dos dados relativos ao volume, conteúdo e estado de conservação das pastas.
2. Estudo preliminar sobre o projeto a partir da bibliografia disponível e dos dados existentes a fim de identificar a melhor maneira de organização deste acervo2.
3. Análise dos dados coletados e elaboração do plano arquivístico.
4. Higienização – substituição de grampos e outros objetos de material oxidante por material não-oxidante. Limpeza com trincha. Será necessário o uso de luvas e máscaras pelo bolsista.
5. Descrição e codificação das pastas em fichas.
6.Classificação das pastas identificadas por assunto, autoria e data de produção, de acordo com o plano arquivístico.
7. Realização de entrevistas com professores, alunos e funcionários do CAP que de alguma forma participaram ou ainda participam do projeto, constituindo-se, assim, um arquivo de história oral, que além de contribuir para a identificação e descrição das pastas, dará suporte a outros projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos na instituição.
8. Estruturação da base de dados, ou seja, definição dos formulários digitais de entrada de dados e inserção das informações organizadas em bases próprias para o acervo.
9. Elaboração de instrumentos de busca e pesquisa seguindo os critérios de classificação.
10. Produção de instrumentos de busca e pesquisa.

6 – RESULTADOS ESPERADOS

Higienização, identificação, organização do acervo através de uma indexação e digitalização dos documentos. A higienização das pastas será feita com o uso de equipamentos comuns a este tipo de trabalho, tais como trinchas, luvas e máscaras, compreendendo também a substituição de grampos oxidáveis por grampos de material plástico. O primeiro passo dado para a organização desse acervo, depois da identificação das pastas, será a disposição destas num plano arquivístico, elaborado de acordo com as normas técnicas e respeitando as características das mesmas(cor,tipo, tamanho,nome). As pastas serão classificadas de acordo com a temática, ano e características da mesma. Por fim, a constituição de um banco de dados virtual para consulta, através da digitalização das pastas e suas respectivas fichas já preenchidas, tendo em vista a utilização destas informações será nosso objetivo final.

7 – PARCERIAS
O Colégio de Aplicação da UFPE além de disponibilizar uma sala especial com ar condicionado, armários, mesas e materiais necessários a higienização e catalogação das pastas( luvas, máscaras, etiquetas, fichas,pastas) fornecerá o Scanner que se encontra na área de Estudos Sociais da instituição e que a Coordenadora do projeto integra como um de seus membros. A Coordenadora disponibilizará de um computador pessoal para que o bolsista possa fazer a catalogação das fichas e a digitalização dos documentos.