Criar um Site Grátis Fantástico
Translate this Page
Enquete
O PCHA ajudou a gostar mais ou menos de História?
Mais
Menos
Indiferente
Ver Resultados

Rating: 3.6/5 (1192 votos)




ONLINE
1





Partilhe esta Página




Dicas
Dicas

Dicas de como desenvolver um bom projeto

Como bolsista deste projeto analisei as pastas do PCHA e percebi alguns problemas freqüentes nos trabalhos. Assim venho destacar como “dicas” aos alunos que estão elaborando, ou que irão futuramente desenvolver o projeto algumas observações que espero sejam úteis.

 

Em primeiro lugar, deve-se cuidar em fazer uma boa introdução sobre o tema. Como em qualquer trabalho, se você faz uma boa introdução, facilita a compreensão do assunto por parte dos leitores. Além disso, há também o fato de que no momento que estará fazendo o projeto a grande maioria vai saber sobre o assunto escolhido, afinal, trata-se de um tema atual. Mas, se for algo que é passageiro, que provavelmente não durará mais que um ou dois anos na mídia, daqui há 10 anos, nem todos saberão do que se trata, principalmente os mais novos, que não vivenciaram aquilo.

 

“Para fazer uma boa introdução você deve ter em mente qual é a sua função no contexto do trabalho. Através dessa etapa do texto, o leitor terá a completa ideia da intenção e propósito do projeto. Ele deverá, em rápida explanação, saber do que se trata, qual o objetivo e quais os argumentos que você usará no decorrer do desenvolvimento.Assim, muitas vezes o melhor mesmo é fazer a introdução depois que o trabalho estiver concluído. Só aí, com o domínio total do assunto, você deve iniciar a introdução apresentando o assunto, explorando os tópicos mais importantes sobre os quais o artigo irá desenvolver a seguir e descrevendo as razões pelas quais você decidiu tratar sobre o referido assunto.Por fim, a introdução deve conter suas impressões sobre o tema e sobre o que deseja descobrir no processo de pesquisa, prevendo solucionar a questão. Profissionais recomendam que uma boa introdução não precisa ter mais do que uma ou duas páginas. Segundo docentes de pesquisa, a introdução deve ser breve, direta e simplificada, evitando se transformar no prenúncio de um trabalho extenso e cansativo”. http://www.comofazeronline.com/como-fazer-uma-boa-introducao/

 

DEVE-SE EVITAR EM UMA INTRODUÇÃO
- Iniciar uma idéia geral que não transpassa por todo o texto (o uso de idéias totalmente diferentes);
- Usar chavões;
- Iniciar a introdução com as mesmas palavras do título;
- Frequente fazer desvios do assunto principal;
- Escrever período longo;
- Escrever de forma pessoal, ou seja, usar a 1ª pessoa.”

http://www.infoescola.com/redacao/introducao-desenvolvimento-e-conclusao/]

 

 


Em segundo lugar, coloque informações sobre você e seu grupo. Há um número expressivo de trabalhos sem informações que não facilitam a identificação do(s) autor(es), a maioria não traz a série que estuda e nem mesmo o nome. O básico é informar seu nome, série e turma.


O terceiro ponto é colocar noticias de anos anteriores ao ano letivo vivenciado  e colocar, contando como se fosse parte do projeto, mas isso está em desacordo com a intenção do projeto. O projeto tem como principal objetivo elaborar análise das notícias e fatos que ocorrem no ano vigente, e não sobre anos anteriores.


Em quarto lugar, é elaborar uma excelente conclusão sobre o trabalho.

“A conclusão é uma das partes mais importantes de um trabalho acadêmico, pois mostra a síntese de todo o conteúdo pesquisado, as informações relevantes, os apontamentos essenciais e as diretrizes para futuras pesquisas sobre o mesmo tema, e/ou evoluções deste. Essa importante etapa da pesquisa científica deve apresentar uma redação direta, clara, relevante, empreendedora, pois dever representar o fechamento de um ciclo de estudo essencial ao progresso do País.
Para ter excelência, a conclusão de um trabalho acadêmico não deve discorrer sobre tudo quanto foi examinado durante o processo de pesquisa, mas sim, focar exatamente na proposta, no tema eleito, de forma a apontar sua situação e os caminhos de resolução da problemática levantada.”

http://www.superclickmonografias.com/conclusao.html

 

Em quinto, lembre-se de cuidar da estética do trabalho. Mesmo que você faça um excelente trabalho, se você não cuidar de organizá-lo e mantê-lo limpo, com certeza o conceito irá cair. A organização mostra o esforço de um ano de pesquisa, então cuide para que ele fique o mais atraente possível para o leitor. Afinal, todos querem ter seu trabalho valorizado.

 

Por último elabore um parecer sobre o que achou da Proposta do PCHA. Tente responder as seguintes questões em um parágrafo:

1- Como você avalia o PCHA ( projeto construindo a história da atualidade) ?

2- Fez só por obrigação ou achou importante para o desenvolvimento cognitivo?Por quê? Explique.

4-Ao término ficou satisfeito com o projeto que realizou?Por quê?

5- Como você avalia o nível de exigência do projeto?

6. Qual foi a principal contribuição do projeto ( em termos afetivos e cognitivos)?

7. Quais foram suas principais dificuldades? Conseguiu superá-las?

8. Qual das habilidades abaixo o PCHA ajudou no seu atual exercício como estudante? 

a) Problematizar, nas dimensões das experiências dos sujeitos históricos, a constituição de diferentes relações de tempo e espaço;

b)Transitar pelas fronteiras entre a História e outras áreas do conhecimento, sendo capaz de demarcar seus campos específicos e, sobretudo, de qualificar o que é próprio do conhecimento histórico;

c)Desenvolver a pesquisa, a produção do conhecimento e sua difusão.

d)Utilizar novas metodologias, estratégias e materiais de apoio;

e)Assumir e lidar com a diversidade de opiniões;

f)Desenvolver práticas investigativas.

g)Analisar criticamente a mídia em geral

h) Socializar os conhecimentos

 i)Orientar  o senso ético

9- Qual lembrança vem a sua mente ao lembrar da elaboração do PCHA? Houve algum fato que marcou você, neste período de execução do PCHA?

10-Você acha importante que os próximos alunos dos 8 anos vivenciem este projeto? Por quê?

 

CASO DESEJE VISUALIZAR UM MODELO DO TRABALHO E INFORMAÇÕES DE COMO PREENCHÊ-LO, CLIQUE AQUI